Aprender idiomas pode ser complicado. Por isso quando você tem sua primeira conversa adequada em uma língua estrangeira é uma sensação ótima. Há um momento em que você percebe que palavras que não conhecia até recentemente estão saindo de sua boca em uma gramática que é nova para você. Você está desafiando seu cérebro e ele está à altura do desafio.

Você logo perde o medo de falar em outro idioma. Claro, pode não fluir tão naturalmente quanto sua língua materna, e o progresso vem em ondas, mas as conversas se tornarão mais fluidas e você falará com mais naturalidade.

Quanto mais idiomas você fala, mais fácil será aprender outro

Se decidir aprender um terceiro idioma, você estará pronto para falar mais rápido. Afinal, por que você deveria ter medo? Você já está acostumado a falar outra língua estrangeira. Você tem a confiança de que pode fazer isso bem.

Mas a confiança não é o único fator que facilita o aprendizado de idiomas à medida que você aprende mais idiomas. Ao aprender a sua primeira língua estrangeira, você terá desenvolvido competências, conhecimentos, técnicas e habilidades cognitivas que não tinha antes, e que serão transferidas para qualquer outra língua que aprender. Além disso, muitas das habilidades serão transferidas para outras partes de sua vida.

LEIA MAIS: 6 razões para fazer intercâmbio pelo menos uma vez na vida.

Vocabulário e gramática

A maioria das línguas europeias compartilha uma grande quantidade de vocabulário. A difusão do latim em toda a Europa por soldados e mercadores romanos evoluiu em diferentes línguas. Mas se você fala uma língua românica (francês, espanhol, italiano e português são os principais), você reconhecerá muito vocabulário compartilhado ou muito semelhante entre eles. Da mesma forma, as línguas germânicas compartilham muitas palavras e estruturas. A lógica das línguas é transferível.

O inglês é uma língua germânica com um certo vocabulário emprestado das línguas românicas, por isso há uma grande mistura entre as línguas romana e germânica.

Mesmo que você fale um idioma que não esteja intimamente relacionado a um que você já aprendeu, algumas vantagens serão mantidas. Habilidades orais e confiança são essenciais para colocar em prática os idiomas que você está aprendendo. Mas entender a gramática também é muito importante para a fluência. E quanto mais idiomas você aprende, melhor entende a gramática.

Idiomas diferentes usam gramáticas diferentes, mas quando você entende a função de cada classe gramatical e que essas partes não estão necessariamente na mesma ordem em idiomas diferentes, você tem uma vantagem quando quer aprender outro idioma.

Quando você se acostumar a ser flexível, pensando fora dos limites impostos pela sua língua materna, será mais fácil para você aprender outro idioma. Pense na gramática como ganchos nos quais você pendura os significados de uma língua.

LEIA MAIS: Intercâmbio depois dos 30.

Habilidades transferíveis

Talvez tão importante quanto a gramática e o vocabulário, você aprende a aprender . Todos nós temos estilos de aprendizagem diferentes e você precisa encontrar aquele que funciona melhor para você. A experiência de aprender uma língua é sempre útil de um ponto de vista mais geral, você desenvolve sua própria técnica de aprendizagem: você percebe o que funciona melhor para você, aprendendo ouvindo, observando (ou) interagindo.

É muito importante ter um bom e sólido alicerce no idioma, pois os erros que cometemos no início tendem a virar hábitos. Por isso confie nos professores de línguas para formar esse alicerce. Você pode, é claro, aprender um idioma sozinho desde o início, embora o feedback de um professor no início do processo garanta que você está no caminho certo. Você aprenderá a conhecer as etapas que acompanham a aprendizagem de um idioma e como lidar com elas.

Por exemplo, entre as partes mais desconcertantes do aprendizado de línguas está a temida “fase de estagnação” (conhecida como platô ). Depois de fazer muito progresso rápido, as palavras de repente param de fluir e parece que você está tropeçando nos próprios pensamentos. Todo mundo passa por isso.

Quando você já aprendeu uma língua estrangeira, aprende a reconhecer sua “fase de estagnação” e o que fazer a respeito. A sugestão de Deana (e de toda a equipe ESL) é dedicar um tempo à imersão no idioma. Ao mergulhar no idioma que está aprendendo, você exigirá que seu cérebro trabalhe mais e receberá um estímulo maior no idioma que está aprendendo.

Se você tiver problemas com a imersão total, existem outras maneiras de lidar com a estagnação da linguagem . Por experiência, você saberá o que funciona para você.

Mais benefícios do que você espera

Quando você consegue pensar sobre a gramática de outra língua, já desenvolveu seu cérebro de uma maneira que os monolíngues não desenvolveram. Pesquisas com crianças bilíngues mostraram que pessoas bilíngues lidam com desafios de raciocínio abstrato de maneira diferente. Este artigo apresenta informações abrangentes sobre os benefícios cognitivos de bilíngues, incluindo melhor raciocínio e maior resistência à doença de Alzheimer.

Os benefícios a longo prazo do multilinguismo (incluindo melhores ofertas de emprego ) estão bem documentados, mas para os mais motivados, aprender uma primeira língua estrangeira é apenas o início de uma jornada ao longo da vida.

Quanto mais você aprender idiomas, mais você aprenderá outro…e outro…e outro.

Ficou interessado de fazer intercâmbio? Solicite um orçamento aqui.

Quer ficar por dentro de informações e promoções sobre intercâmbio?

Entre nas nossas redes sociais

Instagram

Facebook

Youtube

Twitter

Linkedin

Baixe nossos e-books com informações de intercâmbio de diversos destinos