Se fazer intercâmbio não está na sua lista de objetivos, aqui estão 6 razões pelas quais deveria estar! Dar o passo de estudar no exterior é uma decisão de mudança de vida. Sim, é preciso investir tempo e dinheiro, mas o esforço vale totalmente a pena, pois é uma experiência que traz todos os tipos de benefícios. Qual? Continue lendo e descubra nossa lista de motivos para fazer intercâmbio pelo menos uma vez na vida.

LEIA MAIS: Vida de intercambista

Razões para fazer intercâmbio

1. Conheça o mundo

Uma das razões mais atraentes para fazer intercâmbio é por ser uma oportunidade única de viajar pelo mundo. Das montanhas de Bariloche aos arranha-céus de Nova York, no Outback australiano ou na costa sul-africana, quando você estuda no exterior, um mundo de possibilidades se abre diante de você. Além de conhecer a fundo a sua cidade de destino, você também pode explorar a região ou as cidades vizinhas, e, dependendo de onde você escolher estudar, pode até visitar um país vizinho no qual dificilmente teria condições ou interesse em visitar. Se está faltando carimbos no passaporte, você está precisando de um intercâmbio!

2. Aprender um idioma

Ao escolher um destino para estudar, considere a opção de ir para um lugar onde sua língua materna não seja falada. Por quê? Porque não há melhor maneira de aprender um idioma do que com a imersão total na língua! Além de fazer um curso de idiomas ou mesmo estudar um língua que já esteja aprendendo, você terá que usar o idioma em questão no seu dia-a-dia; ao fazer compras, ao pegar um táxi ou mesmo se você tiver um encontro romântico. Você ficará surpreso com a rapidez com que suas habilidades no idioma melhoram! Se você quiser progredir ainda mais, experimente morar com pessoas locais para uma imersão no idioma ainda mais intensiva.

3. Faça amigos

Pergunte a qualquer pessoa que já tenha feito intercâmbio qual foi o ponto alto da experiência … eles provavelmente dirão que foram as pessoas que conheceram durante sua viagem. As amizades feitas durante o intercâmbio costumam ser fortes e duradouras, pois são vínculos que se formam fora da zona de conforto. Por estarem passando por situações parecidas com a sua, os laços se fortalecem e eles provavelmente se tornarão sua segunda família. Além disso, por ter amigos em todo o mundo, você terá a desculpa perfeita para viajar novamente!

4. Desenvolvimento profissional

Se ainda não está totalmente convencido, considere isso como um investimento para o seu futuro. Como estudar no exterior pode ajudar na sua carreira profissional? As empresas adoram contratar pessoas que já moraram em outro país! Os gerentes de recursos humanos verão sua experiência no exterior como prova de que você é independente, aberto a outras culturas, fala idiomas e provavelmente teve que superar obstáculos ou resolver problemas fora de sua zona de conforto. Ah, e se você já sonhou em se mudar para morar e trabalhar no exterior permanentemente, o primeiro passo para fazer isso é um intercâmbio!

5. Desenvolvimento pessoal

Nada como morar no exterior para desenvolver sua personalidade. Estudar em outro país vai te obrigar a ser mais independente, te ensinará a lidar com os contratempos, te permitirá descobrir outras formas de fazer as coisas, aumentará sua autoestima e sua confiança em si mesmo, e te ajudará a se sentir realizado. Depois do intercâmbio, você se sentirá mais confortável para enfrentar os desafios do seu dia a dia e terá mais confiança em suas habilidades. Sim … passar um tempo no exterior também ajuda você a se tornar a melhor versão de si mesmo!

6. Evitar arrependimentos

Existem muitos motivos para estudar no exterior, mas um dos principais é que, ao fazê-lo, você evitará arrependimentos futuros. Se você perguntar a seus pais ou a alguém alguns anos mais velho do que você o que eles gostariam de fazer se pudessem voltar no tempo, eles provavelmente dirão que gostariam de viajar mais. Então ouça aquela vozinha que lhe diz para dar esse passo e parta para explorar o mundo. Se você está preocupado com dinheiro, lembre-se de que você sempre pode trabalhar meio período enquanto estiver no exterior em alguns países. Você acha que falta tempo? Passe um ano no exterior e muitas portas se abrirão para você no local de trabalho quando você retornar. Pare de repetir indefinidamente por que você não deve fazer isso e concentre-se em por que você deveria … isso mudará sua vida!

LEIA MAIS: Quanto custa um intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda?

Você acha que essas razões são suficientes para você fazer intercâmbio? Então você já começou a se organizar?

“Voltar de onde você começou não é a mesma coisa que nunca ter saído.” Então corre atrás que o mundo te espera!

Ficou interessado de fazer intercâmbio? Solicite um orçamento aqui.

Quer ficar por dentro de informações e promoções sobre intercâmbio?

Entre nas nossas redes sociais

Instagram

Facebook

Youtube

Twitter

Linkedin

Baixe nossos e-books com informações de intercâmbio de diversos destinos