Muitas vezes quando decidimos fazer uma viagem escolhemos o roteiro de acordo com inúmeros pontos de vista, indicações de amigos, lugares que ouvimos falar, pesquisas do Google, indicações do agente de viagens, roteiro de novelas e assim por diante.

Escolher nem sempre é fácil, mas o importante é você escolher um destino que siga seu instinto, seu coração, sair do trivial, não ficar preso a roteiros pré-determinados. Uma boa dica é desenhar sua viagem a partir do ponto de chegada, afinal um pouco de aventura não faz mal a ninguém. Mas se você é marinheiro de primeira viagem e não quer correr riscos faça um esboço dos lugares que quer visitar fugindo dos horários pré-determinados, nem sempre você conseguirá cumprir a agenda e o sentimento de frustração é tudo que você não precisa na sua viagem.

Decidir partir para um intercâmbio também é assim, na grande maioria das vezes você não conseguirá ter controle nas suas decisões e isso não é fácil de admitir, mas acredite, no final você verá que viver o novo e o inesperado será uma experiência incrível na sua vida.

Uma outra dica importante, tanto para viagens de lazer como para intercâmbio é, ao chegar em um lugar novo converse com os nativos, vá aos mercados, padarias, pubs e peça dicas, são eles, os nativos as pessoas que de fato conhecem o lugar que você só está de passagem e são estas pessoas que podem dar excelentes dicas e falar sobre as particularidades do lugar. Lembre-se, nem sempre o restaurante com a comida mais saborosa é aquele do panfleto.

Essa é minha dica principal, entrosar com os locais e me tornar parte deles, sentir o pulsar das ruas como um coração que precisa bater para manter vivo todo o corpo.

Somos maiores e mais fortes do que acreditamos ser. Quando assumimos a nossa grandeza só a nossa intuição basta, então quebre barreiras, ultrapasse limites, pule cercas, vá além das fronteiras.

Fernando Temponi,

Intercambista, Amante da Vida, Viajante.

Curtiu nossas dicas? Compartilhe com seus amigos! 

Tem mais dicas legais? Compartilhe conosco!

Baixe o guia de Intercâmbio na Irlanda clicando aqui

Quer solicitar um orçamento, clique aqui