Uma das principais dúvidas e maior motivo de preocupação para os estudantes é saber como são as acomodações no intercâmbio e qual delas será capaz de atender as suas necessidades e também o bolso. Quando uma pessoa vai fazer intercâmbio, normalmente os destinos e as escolas oferecem diversas possibilidades e as necessidades variam pelo lugar que você vai estudar e também o tempo de duração do seu intercâmbio.

A seguir iremos apresentar nesse artigo como são as acomodações no intercâmbio, todas as opções, com suas características, o tempo de permanência ideal para cada tipo de intercâmbio e o perfil do estudante que deve escolher cada uma delas.

Como são as acomodações no intercâmbio?

Residência Estudantil ou Student Residence

As residências estudantis são propriedades criadas e adaptadas para receber estudantes, oferecendo conforto e suporte durante o período de estadia. Esse tipo de acomodação costuma fica perto das escolas e normalmente no centro das cidades, dando maior facilidade de deslocamento para os estudantes

A Residência Estudantil é ideal para quem já quer chegar no intercâmbio fazendo novos amigos, além de viver em um ambiente estudantil e com liberdade para o estudante .

As acomodações fornecem  quartos individuais e compartilhados e normalmente o banheiro também e compartilhado. São raras as acomodações estudantis com suite nos quartos, e quando tem o preço fica bem mais alto.

Casa de Família ou Homestay

A Acomodação em casa de família é bem tradicional no mercado de intercâmbio. O estudante irá morar no período do curso ou de contratação com uma família na cidade em que estudará ou arredores e que fale a língua que  o intercambista irá estudar, podendo ser nativa do lugar ou não.

Passar o intercâmbio em casa da família é uma excelente opção para estar constantemente praticando a língua ser aprendida ou desenvolvida, além de mergulhar na cultura e na rotina de uma família residente no local do seu intercâmbio.

Normalmente as Casas de família não ficam no centro das cidades, normalmente ficam em áreas mais residenciais, podendo chegar até 1 hora de distância para os grandes centros.

Outro fator importante para ter em mente é que a família nem sempre vai tratar o estudante como membro da família, e como toda casa tem suas regras. Assim como a família é paga para hospedar o estudante, o estudante tem que acatar as regras e horários estabelecidos. Ainda mais quando estiver incluso alimentação, onde o intercambista também tem que se adaptar aos horários e gostos culinários da família.

A Homestay é indicada para pessoas capazes de adaptar-se facilmente a uma nova rotina, novas regras e que estejam interessados em mergulhar na cultura local. Esse tipo de acomodação é ideal para cursos de curto e médio prazo.

Hostel

O Hostel é a acomodação mais em conta para quem busca economizar no intercâmbio. Também conhecido como albergue, nos hostels o intercambista irá dividir o quarto que pode chegar até mais de 10 pessoas, banheiro e cozinha. O preço vai variar para o tipo de quarto que você escolher e o pelo número de pessoas que se hospedaram neles.

Esse tipo de acomodação é ideal para quem vai fazer um intercâmbio de curto prazo, com orçamento apertado e que busque liberdade e independência. Um local excelente para fazer amigos com viajantes de tudo o que é lugar do mundo, para praticar a língua a ser aprendida e também muita diversão, pois alguns Hostels organizam eventos e festas para seus hospedes.

Se você procura Hostel, pesquise aqui.

Hotel

Essa com certeza é a opção mais cara, confortável e exclusiva que o estudante terá no intercâmbio. Aqui você encontrará diversas opções nos centros das cidades e podendo ajustar a escolha a localização da escola.

Na maioria das vezes essa opção é inviável financeiramente para os intercambistas, sendo ideal para busco conforto, liberdade e para cursos de curta duração.

Se você procura Hotel, pesquise aqui

Aluguel de residência por temporada

Essa é outra opção cara, mas não tando quanto o Hotel. Aqui você vai alugar um apartamento ou casa de uma pessoa por um período curto de tempo. Você encontrará esse tipo de acomodação em aplicativos como o Airbnb ou similares, onde você poderá escolher o imóvel, ver a avaliação dele e do anfitrião e pesquisar o preço na região que você escolher.

Como no Hotel, é ideal para quem busca conforto e liberdade no intercâmbio e ideal para cursos de curto prazo.

Clique aqui e ganhe R$200,00 de desconto em sua primeira reserva no Airbnb.

Aluguel de quarto ou apartamento

Essa é a modalidade mais válida economicamente para quem vai fazer um intercâmbio de longo prazo, superior a 3 meses de curso. Aqui você vai poder alugar um apartamento por conta própria ou simplesmente um quarto.

Normalmente para conseguir alugar, você precisa já estar no destino e agendar visitas aos imóveis e até fazer uma espécie de entrevista para ser aceito. Com isso você deve contratar antes uma das opções de acomodação acima para algumas poucas semanas até conseguir um quarto / apartamento.

Esse tipo de aluguel você tem que pagar um depósito para entrar, que é devolvido no final do contrato, e você deve pagar o aluguel semanalmente ou mensalmente. Com exceção dos Hostels, alugar um quarto ou um apartamento, acaba sendo muito mais barato do que as outras acomodações citadas acima.

Resumindo, esse tipo de acomodação é para quem pretende ter uma longa estadia no local, com liberdade, independência e economia.

Deu para ter uma ideia de como são as acomodações no intercâmbio? Já sabe a melhor para você?

Então clique aqui e solicite o orçamento para o seu intercâmbio.