Quanto tempo é necessário para falar inglês fluente? A maioria dos professores dirá que depende , o que é definitivamente uma afirmação verdadeira! Mas hoje vamos nos aprofundar ainda mais nessa resposta para entender por que ela depende e do que depende. Isso garantirá que você tomará uma decisão informada e saberá exatamente no que está se metendo quando decidir fazer um intercâmbio.

Como você sabe quanto tempo levará para se tornar fluente em inglês? Bem, primeiro, você precisa saber qual nível de fluência deseja alcançar! Em seguida, o que é fluência para você? Por que você quer falar inglês? As respostas a essas perguntas são pessoais e são a base para seus estudos de inglês. Reserve um minuto para responder por si mesmo e então estará pronto para continuar a atingir seus objetivos de fluência. Isso o manterá motivado durante toda o seu intercâmbio!

Quanto tempo é necessário para falar inglês fluente?

Depende…Quando você está tão ansioso para começar a aprender, mas não tem certeza sobre o compromisso de tempo ou a duração do processo, a última coisa que você quer ouvir é “depende”. Provavelmente é a resposta mais frustrante de todas, mas esperamos poder torná-la um pouco mais fácil de entender.

Sabemos que isso te deixa ansioso, querendo mais. Depende do quê , exatamente ?! Bem, primeiro precisamos dividir tudo em três partes: o que a pergunta realmente significa, quanto tempo leva para se tornar fluente em inglês e como usar esse tempo melhor para aprender inglês mais rápido.

LEIA MAIS: 6 razões para fazer intercâmbio pelo menos uma vez na vida

O que esta pergunta realmente significa

Quando fazemos essa pergunta, não estamos realmente perguntando quanto tempo leva para aprender um idioma com fluência. O que realmente estamos perguntando é: “ Vale a pena? ”

O tempo que vou dedicar ao aprendizado de um idioma realmente vale o que vou tirar dele? Não nos leve a mal; você certamente pode estar se perguntando sobre quanto tempo levará (todos nós temos agendas lotadas e temos que nos planejar de acordo!), mas nossos objetivos de fluência vão além disso.

Se você aprender a usar seu tempo da maneira mais eficiente, a maneira como você pensa sobre a quantidade de tempo que levará para aprender mudará. A maneira como você avalia se vale ou não a pena para você é fácil quando você leva em consideração estes fatores:

  • O inglês é uma língua global que o ajudará quando você viajar, quando estiver pesquisando, quando estiver aprendendo coisas novas, quando conhecer pessoas de outros países, e a lista é infinita.
  • O inglês é uma língua que você pode usar em seu trabalho atual ou em sua carreira em geral. Esteja você procurando melhorar sua posição atual, ou se você espera avançar ou mudar completamente de emprego, ter um domínio fluente da língua inglesa o levará lá mais rápido.
  • Aprender inglês (ou qualquer outro idioma) é um treino para o cérebro! Quando aprendemos um novo idioma, mantemos nossos cérebros exercitados, jovens e saudáveis.

Tornar-se fluente em inglês é um processo e não algo que acontece da noite para o dia. Não é como ganhar um presente – onde você o tem de um momento para o outro. Fluência em inglês também não é algo que você obtém no minuto em que passa em um teste. Pelo contrário, é uma experiência de aprendizagem contínua que você cresce a cada novo dia, cheio de coisas novas para aprender.

Cada dia de estudo será como colocar dinheiro em uma poupança no banco. Quando você precisar usar o inglês, você pode usar essa “economia”, ou o tempo de estudo de inglês, e usá-lo! Você pode chegar a um ponto em que sinta que já gastou todas as suas “economias em inglês”, mas isso significa apenas que precisa “economizar” mais, ou estudar mais, para poder recarregar sua poupança novamente.

LEIA MAIS: Quanto mais você aprender idiomas, mais fácil você aprenderá outro

Quanto tempo realmente demora para se tornar fluente em inglês?

De acordo com o CEFR , existem seis níveis de fluência (A1, A2, B1, B2, C1, C2). , começando com A1 e terminando com domínio / fluência em C2. Cada um desses níveis leva aproximadamente 200 horas de estudo. Portanto, a estimativa é que o nível mais alto de fluência levaria em média 1200 horas de estudo para ser atingido.

Essa estimativa é média devido a alguns fatores:

  1. Sua familiaridade em aprender outras línguas. Você já aprendeu outro idioma e já o fala? Se você estudou, falou ou mesmo ensinou outro idioma, essa habilidade o ajudará a obter fluência mais rápido. Com cada idioma com o qual você tem experiência, mais fácil será aprender o próximo.
  2. Como você usa seu tempo.  Você quer ser capaz de acelerar seu aprendizado e minimizar a quantidade de horas que leva para estudar e aprender inglês fluentemente. Há uma grande diferença entre uma hora de estudo focado, onde você está apenas imerso no aprendizado de inglês, e uma hora de estudo em que você não tem certeza do que está fazendo, o que deve olhar ou quais materiais usar. Ou talvez você esteja usando os materiais certos e saiba o que deve fazer, mas está gastando metade do seu tempo de estudo distraído pelo telefone ou pela mídia social. Odiamos ter de dizer isso a você, mas, se você não estiver focado, essas horas não contam ! Aplique-se, concentre-se e dedique sua atenção ao tempo total de que você precisa para estudar.
  3. Obtenha ajuda e feedback. Essas 1.200 horas passarão muito mais rápido se você incorporar essas duas coisas aos seus estudos. Se você receber ajuda, por exemplo, para saber o que deve estudar e em que ordem, e obter os materiais corretos, isso o ajudará a gastar seu tempo com mais sabedoria, fazendo os estudos de que precisa. O feedback é superimportante porque há muitas coisas das quais você pode não estar ciente e, portanto, não sabe. Por exemplo, se você está aprendendo inglês e continua cometendo os mesmos erros, ou tem as mesmas dúvidas a cada vez que faz uma determinada frase, você não está progredindo. Você precisa obter esse feedback para obter as correções e aprender a melhorar suas habilidades no idioma. Então é importante no intercâmbio sempre pedir orientação aos seus professores para te ajudar a orientar nos estudos.

LEIA MAIS: As melhores cidades para fazer intercâmbio no Canadá

Use seu tempo para aprender inglês

Se você for um iniciante no inglês e estiver super focado durante o seu intercâmbio, provavelmente poderá atingir a fluência em cerca de 18 meses de estudos. Lembre-se: isso é apenas matemática e cada aluno é diferente!

Não é segredo que a maioria de nós vive uma vida muito ocupada e com várias distrações! Se isso se parece mais com você, e você só consegue dedicar uma pequena parte do seu dia aos estudos (algumas horas, mais ou menos), é mais provável que você alcance a fluência em cerca de 2 anos como um estudante iniciante no inglês.

Não importa qual seja o seu perfil, a realidade é que aprender qualquer idioma leva tempo . No entanto, uma coisa que fazemos aqui é tentar fazer com que o intercambista tenha foco no aprendizado do idioma e não desperdice o grande investimento feito. Dedique tempo de estudo concentrado além das aulas, e também procure atividades que utilize o inglês no dia-a-dia. Mesmo que você consiga estudar horas por dia, ainda precisa de tempo para processar o inglês, para viver com o inglês, para torná-lo um hábito e para se sentir confortável usando o inglês como parte da sua vida.

Resumidamente, para saber o seu tempo para falar inglês fluente vai depender do nível do seu inglês atual, das horas de estudos concentradas e principalmente a presença contínua do inglês no seu dia-a-dia.

Então comece a se programar, fazer seus planos e definir o tempo para você falar inglês fluente.

Ficou interessado de fazer intercâmbio? Solicite um orçamento aqui.

Quer ficar por dentro de informações e promoções sobre intercâmbio?

Entre nas nossas redes sociais

Instagram

Facebook

Youtube

Twitter

Linkedin

Baixe nossos e-books com informações de intercâmbio de diversos destinos