Independente da duração da estadia, todo cidadão brasileiro tem a necessidade de tirar o visto para realizar intercâmbio ou viajar a turismo para os Estados Unidos. Em relação aos que vão com objetivo de estudar, existem diferentes tipos de vistos que serão exigidos dependendo do tipo de curso e até duração.
Nesse artigo vamos focar no estudantes que pretendem fazer curso de idiomas, que é o intercâmbio oferecido pela Somos. Preparado para saber como tirar o visto para os Estados Unidos?
Qual visto tirar?
Para fazer intercâmbio de idioma nos Estados Unidos, o estudante terá 2 opções de visto: 0 B-1/B-2 e o F-1.
Os vistos B-1/B-2 são vistos para quem viaja aos Estados Unidos a turismo ou a negócios. Então surge a pergunta, como eu vou estudar com visto de turista? Você poderá estudar nos Estados Unidos com o visto de turista se o seu intercâmbio for de menos de 90 dias de duração e com carga horário inferior a 18 horas semanais. Os Estados Unidos consideram esse tipo de curso de meio período. Ele avaliam que a pessoa está nos Estados Unidos a passeio e tira algumas horas do dia para aprender ou aprimorar em algum assunto ou no idioma.
No caso de você ter um visto de turista válido e você contratar um curso de menos de 90 dias e com menos de 18 horas de carga horária semanal, você não precisará tirar outro visto e poderá economizar um pouco para o seu intercâmbio.
Já o visto F-1, é o visto de estudante. Ele é exigido para todo estudante que se matricular em um curso de mais de 90 dias de duração e com carga horária superior a 18 horas semanais. Nesse caso você precisará solicitar a emissão de visto depois da aceitação da matrícula em alguma instituição de ensino autorizada pelos Estados Unidos.
LEIA MAIS: Quanto custa um intercâmbio em Nova York?
Como tirar o visto de turista para os Estados Unidos?
Tirar o visto americano B1/B2 é o primeiro passo para quem vai fazer intercâmbio nos Estados Unidos por menos de 90 dias. Nesse artigo nós vamos colocar o passo-a-passo todo o processo de solicitação de visto para você não ter problema. Aqui você terá todas as informações sobre agendamento, taxas, entrevista e exigências feitas pelos consulados americanos.
1 – Formulário DS-160
A primeira parte do processo de visto é o preenchimento do formulário DS-160. Você poderá acessar esse formulário online clicando aqui. Você deverá escolher o consulado americano que você aplicará o visto e preencher as informações em inglês. Se você não entender as perguntas em inglês, o site tem disponível uma ferramenta de tradução para ajudar. Preencha tudo com atenção e não esqueça de ir salvando as páginas em cada etapa para não correr o risco delas expirarem e você ter que começar tudo do zero.
2- Taxa do visto e pagamento
A taxa de emissão de visto de turista cobrada pelos consulados americanos são de USD 160,00. O pagamento poderá ser realizado por cartão de crédito no mesmo site em que você faz o agendamento ou por telefone, com dinheiro em agências do Citibank ou por boleto bancário. Essa será a única taxa cobrada, sem custos adicionais para envio do passaporte.
3- Agendamento da entrevista
Se você não pagou a taxa do visto com o cartão de crédito, você precisará aguardar o prazo de 2 dias úteis para a compensação do pagamento. Passado o prazo para a confirmação de pagamento, você precisará do “nosso número”, que está no boleto do formulário DS-160, o comprovante de pagamento da taxa e o passaporte para poder agendar a entrevista do visto. Isso poderá ser feito por telefone ou por esse site aqui.
Se você fizer o agendamento pelo site, você deverá primeiro realizar um cadastro com suas informações pessoais e selecionar a opção de como você receberá o seu passaporte com o visto. Você deverá agendar a data da entrevista e também a data para coleta de dados (impressão digital e foto) nos CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA), que é realizado antes da entrevista.
4- CASV
A próxima etapa é comparecer ao CASV na data agendada para a coleta de impressão digital e foto, completando assim a solicitação. Você deverá levar o seu passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160. Pessoas acima de 66 anos e menores de 15 anos não precisam comparecer para colherem seus dados biométricos. Basta eles mesmos ou seus representantes entregarem um fotografia 5×7 e a confirmação do DS-160 do mesmo.
Confira a lista com endereços dos CASVs no Brasil:
CASV Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Sexta-feira – 7h às 16h
Domingo – 12h às 16h (somente CASV São Paulo)
Confira abaixo o endereço de cada Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV):
CASV BRASÍLIA
Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B60 sala 340 – Setor Comercial Sul, Brasília DF 70333-900
CASV RIO DE JANEIRO
Lagoa Corporate – R. Humaitá, 275- Humaitá
Rio de Janeiro- RJ 22261-001
CASV SAO PAULO VILA MARIANA
Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana
São Paulo- SP 04057-000
CASV RECIFE
Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949- Pina
Recife- PE 51110-130
CASV BELO HORIZONTE
Ed. Celta – R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia
Belo Horizonte- MG 30150-330
5- Entrevista
Você deverá comparecer ao consulado na horário agendado com o seu passaporte válido, a página com o código de barras do formulário DS-160 e a documentação que comprove seu vínculo com o Brasil e que você tenha condições de financiar a sua viagem para os Estados Unidos.
Muita gente tem muito receio da entrevista, mas basta ir com tranquilidade e falar a verdade aos questionamentos do agente consular. O número de recusas de visto no Brasil tem sido cada vez mais raros. Se sua documentação tiver toda certinha, dificilmente o visto será negado.
6- Devolução do passaporte com o visto
Com o seu visto já aprovado, agora só resta receber o seu passaporte com o mesmo. Você terá 2 opções: receber em casa através de uma empresa de serviço postal; ou retirar no CASV em que você realizou o recolhimento dos dados biométricos.
Com isso finaliza o seu processo de visto e você já poderá embarcar para o seu intercâmbio.
LEIA MAIS: Roteiro de 7 dias em Nova York
Como tirar o visto de estudante para os Estados Unidos?
Como dito anteriormente, você precisará de um visto de estudante se contratar um curso superior a 90 dias de duração e com carga horária maior do que 18 horas semanais. Nesse artigo vamos focar no visto de estudante F-1, o mais comum deles. É o visto aplicado para quem pretende estudar inglês em um escola nos Estados Unidos.
O visto de estudante acaba sendo um pouco mais demorado e burocrático do que o visto de turista, pois você precisará de mais documento e mais formulários a serem preenchidos. Então é bom você se programar para não ter problemas com os prazos para a sua solicitação de visto.
1- Matricula na Escola
O primeiro passo para tirar o visto de estudante é ter sido aceito em uma instituição de ensino americana autorizada. Durante o processo de visto você precisará de documentação comprovando que você já tem tudo planejado e organizado para estudar lá.
2- Formulário DS-160
Assim como no visto de turista, para o de estudante você também precisará preencher o formulário DS-160. O link do formulário online está aqui. Você deverá escolher o consulado americano que você aplicará o visto e preencher as informações em inglês. Se você não entender as perguntas em inglês, o site tem disponível uma ferramenta de tradução para ajudar. Preencha tudo com atenção e não esqueça de ir salvando as páginas em cada etapa para não correr o risco delas expirarem e você ter que começar tudo do zero.
3- Taxa do visto e pagamento
A taxa de emissão de visto cobrada pelos consulados americanos são de USD 160,00. O pagamento poderá ser realizado por cartão de crédito no mesmo site em que você faz o agendamento ou por telefone, com dinheiro em agências do Citibank ou por boleto bancário. Essa será a única taxa cobrada, sem custos adicionais para envio do passaporte.
4- Formulário I-20
Além do DS-160, você deverá preencher mais um formulário, o I-20. Esse formulário será enviado para você pela instituição de ensino que você se matriculou até um prazo de 4 semanas após a confirmação da sua matrícula. Quando você receber, confirme se todos os seus dados e informações estão preenchidas corretamente. Se tiver algum erro, entre em contato o mais rápido possível com a escola para evitar problemas e atrasos.
O I-20 deverá ser preenchido e deverá ser apresentado durante o processo de visto.
5- Pague a taxa SEVIS
A instituição de ensino na qual você vai estudar também é responsável por cadastrar você no sistema SEVIS, o sistema de estudantes e intercambistas dos EUA. Como parte desse cadastro, é necessário pagar uma taxa SEVIS de US$ 200.
O pagamento dessa taxa deve ser feito por meio deste link. Perceba que para realizar o pagamento você precisará informar a sua SEVIS ID, que aparece no formulário I-20 que a sua instituição de ensino lhe enviou. Após realizar o pagamento, certifique-se de printar ou imprimir a página de confirmação.
6- Agendamento da entrevista
Se você não pagou a taxa do visto com o cartão de crédito, você precisará aguardar o prazo de 2 dias úteis para a compensação do pagamento. Passado o prazo para a confirmação de pagamento, você precisará do “nosso número”, que está no boleto do formulário DS-160, o comprovante de pagamento da taxa e o passaporte para poder agendar a entrevista do visto. Isso poderá ser feito por telefone ou por esse site aqui.
Se você fizer o agendamento pelo site, você deverá primeiro realizar um cadastro com suas informações pessoais e selecionar a opção de como você receberá o seu passaporte com o visto. Você deverá agendar a data da entrevista e também a data para coleta de dados (impressão digital e foto) nos CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA), que é realizado antes da entrevista.
7- CASV
A próxima etapa é comparecer ao CASV na data agendada para a coleta de impressão digital e foto, completando assim a solicitação. Você deverá levar o seu passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160. Pessoas acima de 66 anos e menores de 15 anos não precisam comparecer para colherem seus dados biométricos. Basta eles mesmos ou seus representantes entregarem um fotografia 5×7 e a confirmação do DS-160 do mesmo.
Confira a lista com endereços dos CASVs no Brasil:
CASV Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Sexta-feira – 7h às 16h
Domingo – 12h às 16h (somente CASV São Paulo)
Confira abaixo o endereço de cada Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV):
CASV BRASÍLIA
Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B60 sala 340 – Setor Comercial Sul, Brasília DF 70333-900
CASV RIO DE JANEIRO
Lagoa Corporate – R. Humaitá, 275- Humaitá
Rio de Janeiro- RJ 22261-001
CASV SAO PAULO VILA MARIANA
Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana
São Paulo- SP 04057-000
CASV RECIFE
Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949- Pina
Recife- PE 51110-130
CASV BELO HORIZONTE
Ed. Celta – R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia
Belo Horizonte- MG 30150-330
8- Entrevista
A entrevista acontecerá no local que você marcou no formulário DS-160. O agendamento pode levar algum tempo, por isso a importância de fazer todo o processo com antecedência.
No dia da entrevista, lembre-se de se vestir bem e trazer documentos que comprovem os seus planos de estudar nos EUA, a sua condição de se sustentar financeiramente por lá durante o período de estudos e a sua intenção de voltar após a conclusão do curso. Esteja preparado para responder a perguntas como: “por que você pretende estudar nessa faculdade, e não em outras?” ou “onde você vai morar durante a sua estadia?”.
9- Acompanhe o processo
Depois de realizadas todas essas etapas, você conseguirá acompanhar o seu processo de solicitação de visto de estudante usando as informações com a qual se cadastrou no site da embaixada dos EUA no Brasil. Em geral, as comunicações entre a embaixada e os solicitantes de visto acontecem também por e-mail. A taxa de rejeição é relativamente baixa. Isso porque a instituição de ensino já tem contato com as embaixadas e consulados, o que facilita a troca de informações sobre os alunos. Assim, é só realizar os procedimentos e esperar.
Já sabe como tirar o visto para os Estados Unidos?
Ficou interessado em fazer intercâmbio em Nova York? Solicite um orçamento aqui.
Quer ficar por dentro de informações e promoções sobre intercâmbio?
Entre nas nossas redes sociais
Youtube
Baixe nossos e-books com informações de intercâmbio de diversos destinos
Deixe o seu comentário